quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Restituídos pela Graça e pela Misericórdia de Deus


Oi gente!! Boa tarde!!
Eu estava lendo 2 Samuel 9 e decidi compartilhar com vocês.

A ênfase se dá na relação de pacto, amizade e amor firmado, em nome de Deus, entre Davi e Jônatas, e que perpetuou até o filho de Jônatas, Mefibosete.

Mefibosete, neto do rei e filho do príncipe herdeiro, estaria destinado a sucessão do trono israelita, caso seu pai não tivesse morrido, e se ele não tivesse fugido, e se não ficasse aleijado, já que o rei geralmente tinha "boa aparência". Ele foi criado em Lo-Debar, distante das riquezas a qual sua linhagem possuía. Cresceu no esquecimento, na obscuridade de Lo-Debar. Imagino que, no decorrer de sua estadia neste lugar, ele lembrava das riquezas e das terras que sua família possuía, porém sua realidade era Lo-Debar.
A palavra Lo-Debar com origem hebraica, traduzida para o português, significa "lugar árido, terra onde não tem pasto".
Após 20 anos, aproximadamente, Davi recorda daquela aliança com Jônatas e procura saber se havia descendentes de Saul, a fim de usar de bondade para com eles. Foi descoberto que um antigo servo, Ziba, vagava por Jerusalém e sabia o paradeiro de Mefibosete. Este servo conta a localização, menciona a deficiência e estado de pobreza que o neto do rei Saul se encontrava. Então Davi mandou que o trouxessem ao seu encontro. Mefibosete aceita o convite e vai até o rei. Mesmo o rei Davi apresentando-se com palavras consoladoras, o filho de Jônatas apresenta-se como "um cão morto". É observado o estado de auto-depreciação de Mefibosete por nem se consider um ser humano. No mesmo instante, Davi lhe restitui tudo que pertencia à sua família e, após aquele encontro, Mefibosete comeria todos os dias à destra da mesa do rei e seria tratado como um de seus filhos.
De cão morto de Lo-Debar, Mefibosete se torna semelhante ao filho do rei de Jerusalém.
É notório no texto que Mefibosete, antes deste acontecimento, não havia se manifestado para receber esta graça, o favor não merecido. Todavia, houve a recordação da promessa de amor e fidelidade entre seu pai e o rei Davi.
A palavra "amor" mencionada por Davi, vindo do hebraico - "hesed" significa misericórdia, bondade imutável, amor permanente e firme; e a palavra "graça" denota o favor divino recebido através da confiança humana na palavra de Deus. A palavra graça, vinda do vocábulo grego - "charis" significa atrativos, favor cuidado, boa vontade, ajuda graciosa.
Assim, como é mostrado no texto, Deus nos tira de Lo-Debar para estarmos em seu reino, não que nós mereçamos, mas pela graça, por amor ao seu Filho. Nos faz sentar à sua mesa e viver de Sua Unção e Presença. Às vezes estamos à mercê de ocorridos, sentimentos, emoções ou situações que geram tristeza na alma e, por consequência, influenciam na caminhada, na forma em que nos relacionamos com Deus.
Tudo que vivemos em Lo-Debar (aquele ambiente árido), a tristeza, o ódio, a depressão, a raiva, aquela amarra em um relacionamento, a auto-depreciação, tudo aquilo que não provém de Deus já não importa mais. Ele te chama pelo nome para ser príncipe guerreiro e princesa guerreira de Israel. Como uma música muito cantada no meio evangélico, "Lo-Debar não é o meu lugar...", a vida de Mefibosete não tem nada de diferente da nossa, mas Deus tem usado Sua misericórdia, tem nos dado graça e quer nos salvar. Não rejeite isso de sua vida.

Não retorne a Lo-Debar! Lembre-se, que quando você não dá atenção a voz de Deus, as autoridades constituídas por Ele em sua vida, são dados passos largos para o retorno a Lo-Debar. Então tire de sua mente os atalhos que te levam de volta. Às vezes seus próprios meios te levam a erros cíclicos.

Jesus pagou um alto preço, morte de cruz em seu lugar. Acredite que Ele te tem um projeto em um tempo favorável em sua vida.


Débora Nascimento (discípula de Raquel Vidal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário